sábado, 16 de abril de 2011

Para ler no METRO



Gente, antes de mais nada, quero reiterar que minha ausência esses dias do blog não significa que estou esfriando os dedos nem desanimado da fé. Pelo contrário eu amo blogar e escrever. É que quando você cursa engenharia e trabalha de segunda a sábado não se tem muito tempo. "But", como não podemos perder o foco, busquemos a Deus e corramos a carreira que nos está proposta (Hb 12.1). Falando em correria, você já deve ter notado que o ritmo de vida das pessoas está cada vez mais estressante. Mães que trabalham fora e estudam, pais de família que trabalham em dois empregos, jovens que trabalham e estudam, blogueiros cristãos que estudam engenharia (qualquer semelhança é mera coincidência, rsss...), tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade.

Com um acumulo de atividades, pouca educação (como é o caso de alguns), e altos níveis de estresse, são cada vês mais visíveis atitudes grosseiras e desrespeitosas no cotidiano. Eu tenho notado isso no meu dia a dia. Se você utiliza o transporte público diariamente com certeza ao menos uma vês por dia você já se deparou ou já fez coisas como, empurrar o cidadão da frente porque a porta do metro está fechando, fingir que está dormindo pra não dar o acento para um idoso, ficar com a mochila nas costas mesmo com o ônibus lotado, reclamar e ser grosseiro com seu "colega" que sem querer pisou no seu pé, e por aí vai... Se você anda de carro é a mesma coisa. Fechar o outro de propósito, ficar chingando o outro motorista, passar o farol vermelho e não dar a vez para o próximo são coisas corriqueiras para a maioria dos motoristas e nem preciso falar da buzina, rsss...

Cordialidade, gentileza e bom senso (conhecido popularmente como SIMANCOL), são atitudes cada vez mais raras em nossa sociedade. É obvio que ninguém é perfeito. Quem nunca acordou de mau humor? Mas se tem alguém que pode contribuir e muito para uma mudança somos nós, a Igreja. Então ao invés de descontarmos nossa raiva ou estresse no próximo que não tem nada a ver com o "peixe", busquemos de Deus uma atitude mais cristã que demonstre a mudança que ocorreu em nós quando aceitamos Jesus. Pode demorar um pouco, mais de buscarmos em Deus veremos gradativamente nossas atitudes mudarem para "Sua" gloria. Jesus disse:

"Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas." Mt 7.12

Paz e graça

sábado, 9 de abril de 2011

Que tipo de cliente você tem sido?




Quem nunca passou por um contratempo fazendo compras? Ou então, quem nunca sofreu um desaforo feito por um vendedor mal educado. Cheques descontados antes do prazo, produtos defeituosos, filas indigestas, e mal atendimento fazem parte da vida do consumidor em geral. E lá se vão horas a fil no telefone a fim de contatar o PROCON, Serasa, e tem gente que vai até aos jornais.

Todos nós, sem exceção, queremos ser bem atendidos onde freqüentamos. As empresas de serviços e venda de produtos tem dedicado cada vês mais tempo e dinheiro em busca do tal "índice de satisfação do cliente".

Por falar em cliente, como você é como cliente. Como se comporta do outro lado do balcão. Você é mal educado? Ignora seu atendente? Parece uma criança mimada quando não tem seus desejos atendidos de pronto? Grita que vai processar e bla, bla, bla...?

Não é que eu estou sendo advogado do diabo! Todos nós queremos e merecemos excelência no atendimento. Quero apenas lembrar o fato de que nem sempre as mazelas que passamos são culpa do vendedor ou do prestador de serviços. Lembrar que ele também é nosso próximo, tem filhos, problemas e uma vida igualzinha a nossa, nos ajuda a não soltar os cachorros em quem não tem culpa.

Também é bom ressaltar que todos nós somos clientes e servidores ao mesmo tempo. Você serve alguém, e alguém serve você. Será que não vale à pena tratar bem as pessoas e ser compreensivo, para que quando chegar a sua vez você também possa receber esse tipo de tratamento?

É como no trânsito. Enquanto somos pedestres, dizemos coisas do tipo: "os motoristas são uns folgados..." . Pois é, mas basta comprar um carro e passamos a implicar com os coitados dos pedestres!

Jesus contou a seguinte parábola:

Mateus 18.23-35


"Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.
E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.
Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.
Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;
não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.
Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão."


Irmãos, tenhamos uma boa convivência, sendo pacíficos e compreensivos. Chegou à hora de a Igreja fazer a diferença, não com prosperidade ou com grandes milagres, mas sim com a semelhança do Senhor Jesus.

Paz e graça!

Irmão Bruno