terça-feira, 27 de abril de 2010

Uma passadinha no Museu da Bíblia...



No princípio era apenas um sonho. Ao longo de mais de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo magnífico e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia, inaugurado em 9 de dezembro de 2003.

Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o espaço não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

O MuBi é o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Seu objetivo é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus vários aspectos: culturais, éticos e religiosos.

Arquitetura

O MuBi surge sob a marca do pioneirismo, não só por seu valor histórico mas também por sua concepção, que seguiu o conceito de arquitetura inclusiva. Assegurando total acessibilidade a portadores de deficiências, seu projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi também abriga uma loja de lembranças – Bíblias e publicações especiais –, cuja arrecadação é revertida para sua manutenção.

Integrado a um Centro de Eventos, cuja área construída é de 4.670 m², o MuBi possui os seguintes espaços:

:: Exposição: 450 m²
:: Biblioteca: 225 m²
:: Auditório: para 500 pessoas
:: Estacionamento: para 200 veículos

Área de Exposição: Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do MuBi. São 10 áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado:

:: A Bíblia e a História da Escrita
:: A Bíblia e a História da Tradução
:: A Bíblia e a História do Livro
:: A Bíblia no Mundo
:: A Bíblia no Brasil
:: A Bíblia Falada
:: O Conteúdo da Bíblia
:: Novidades sobre a Bíblia
:: A Bíblia e as Crianças: Ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem.
:: Exposições Rotativas: Espaço reservado para mostras temporárias.

Destaques: O MuBi expõe uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450; e mais:

:: Um móvel com 144 traduções bíblicas
:: Materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém, e água do Mar Morto
:: Papiros
:: Pergaminhos
:: Miniaturas da Bíblia
:: O menor livro do mundo
:: A Bíblia impressa numa única página
:: A Bíblia em braile
:: Roupas da época do Apóstolo Paulo

Eu tive o privilégio de visitar esse lindo museu, e indico tanto para todos que tem curiosidade como para aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos sobre a divulgação da Palavra de Deus em nosso país.

O Mubi fica na Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto - Barueri - SP

Aí vão algumas fotos que tirei lá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário