quinta-feira, 22 de abril de 2010

Papai, o que significa precoce?


Infância, eu tenho saudades da minha. É algo até nostálgico. Como seria bom se aquele carro, o Delorium do filme “De volta para o futuro” fosse de verdade. Se agente pudesse voltar para o passado novamente. Não só para corrigir nossos erros, mas pra viver momentos únicos de novo, momentos esses que agente nem sábia que seriam únicos e que marcariam nossas vidas. Para mim particularmente, eles estão ligados à minha infância. Como seria bom rever os amigos, os lugares, sentir o cheiro da praçinha pela manhã ou do bolo de fubá que minha mãe fazia, ouvir os sons... Bem, para mim, jogar futebol, taco, brincar de pick esconde, jogar bolinhas de gude, ou brincar de pega-pega faziam parte da minha “rotina” diária. Soltar pipa, assistir despreocupadamente desenhos animados, Chaves, Chapolim Colorado. Como foram maravilhosos meus tempos de moleque! Eu não falei que era um pouco nostálgico?

Tenho me preocupado com o tipo de educação que os pais da nossa geração estão usando para com os seus filhos. Apesar de eu não ser pai, tenho visto alguns distúrbios que esse tipo de educação provoca em diversas crianças de todas as classes sociais. “O crescimento precoce.”

É certo que o mundo está mudando cada vez mais rápido. Mas nem todas as transformações que vemos no dia a dia são positivas. É comum nas grandes cidades, por exemplo, você entrar num shopping ou em qualquer outro lugar público e ver meninas de seis, sete anos, vestidas como mulheres. Às vezes até meninas mais novas do que isso usando maquiagem e sapato de salto alto. Muitos pais não só permitem como incentivam esta atitude.

Pode parecer ”bonitinho” num primeiro momento, mas os pais não percebem que esta atitude pode interferir no ciclo natural de amadurecimento das crianças. Para piorar, a vida de algumas crianças parece a de pequenos executivos, com tantas atividades cotidianas que não sobra tempo para brincar ou descansar, o que é muito importante nesta fase da vida.

Segundo a psicóloga Lúcia Magano, psicoterapeuta corporal de crianças do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP), uma agenda atribulada de funções não é o melhor presente que os pais poderiam dar aos filhos, apesar de acreditarem nisso. “A maioria das crianças passa a infância sem tempo para descansar e brincar. São forçados a um amadurecimento precoce para assumir comportamento dos adultos e a conseqüência disso é justamente o stress.”

As dinâmicas das famílias também não favorecem as crianças. Para a doutora os pais, muito atarefados e cansados, terceirizam suas funções com babás e cada dia mais têm menos tempo para olhar cuidadosamente a rotina das crianças. Na visão da especialista, que trabalha com análise bioenergética, o stress é uma reação de adaptação do organismo frente a situações difíceis ou excitantes do meio ambiente.
“O stress é gerado diante de estímulos ameaçadores que o corpo recebe. Pensando em Wilhem Reich e Alexander Lowen, que norteiam meu trabalho dentro da Analise Bioenergética, todo ser vivo é dotado de uma carga energética que tem circulação pulsante e metabolismo próprio. A criança não é uma exceção.”

Lúcia explica que a circulação dessa carga no organismo deve acontecer livremente. “Quando o fluxo energético é bloqueado nela, a criança se distancia das sensações do corpo, das emoções, do seu mundo interno e, conseqüentemente, do mundo externo. Como no caso do stress infantil.”

Vários fatores podem desencadear o stress infantil. Alguns exemplos são morte em família, brigas constantes ou separação dos pais, mudança de cidade ou escola, professores inadequados, nascimento de irmãos, pressão par ter boas notas, excesso de estímulos, violência e agressão social.

“O stress pode se manifestar através de sintomas físicos ou psicológicos. O problema é que muito freqüentemente os pais não sabem reconhecer que seu filho está estressado”, afirma a doutora. “Ao mesmo tempo, nenhum sintoma isolado pode ser interpretado como stress. É importante verificar se vários sintomas estão ocorrendo juntos”.

Na criança, os sinais físicos podem ser dor de barriga, diarréia, tique nervoso, dor de cabeça, náuseas, hiperatividade, dentes que rangem, falta de apetite e tensões musculares. Os sintomas psicológicos podem ser terror noturno, introversão súbita, medo ou choro excessivo, agressividade, impaciência, pesadelos, queda do rendimento escolar e falta de concentração.

Segundo a psicóloga, uma possibilidade de evitar o stress é levarmos a criança para o mundo dela, para as brincadeiras, levar a sério o brincar de uma criança. “O brincar significa o reencontro com o prazer, uma possibilidade de a criança descarregar medos, culpas, ansiedades e emoções. O brincar é a expressão mais importante da criança”.

Mesmo com as tentativas dos pais, se o stress se cronificar e os sintomas persistirem, outra possibilidade, diz Lúcia Magano, é a terapia onde através do brinquedo se da a intervenção do processo psíquico corporal da criança.

Sigamos então o conselho da Palavra de Deus que nos ensina a respeitar as fases da vida em sua ordem, sem jamais pular alguma.

1Co 13.11 Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.

MT 19.14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus.

Bruno Alarico

6 comentários:

  1. Olá Hermes.

    Excelente postagem

    "nem todas as transformações que vemos no dia a dia são positivas"

    Como isso é verdade.

    Gostaria de saber se seria possível substituir o meu blog Boletim do Cristão que está em sua lista de "no caminho de Emaús" pelo meu outro blog Simplicidade do Evangelho, o motivo é que o primeiro blog é um projeto e não sei se continuarei com ele, enquanto o segundo é fixo.

    Qualquer coisa entra em contato comigo pelos formulários disponibilizados em ambos os blogs.

    Fique com Deus.

    Até.

    ResponderExcluir
  2. Apenas retificando BRUNO, rs.

    Estava com o nome do Hermes na cabeça e acabei trocando o nome, me desculpe.

    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Nathanael!´
    Que bom que gostou do post...

    Quanto à confusão no nome , é uma honra ser confundido com o Hermes rsrs...

    As mudanças do "Caminho de Emaús já foram feitas,
    sucesso com seu blog! (estou acompanhando)

    Att,

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruno!
    Adorei essa matéria!! É um assunto atual e que realmente atinge as famílias!!
    Como é importante esse tipo de informação, para que todos se previnam e que fiquem próximos de Deus, com suas orientações da Palavra, com certeza a educação será melhor!!
    Um Beijo!
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Amém Simone! É realmente impressionante como a palavra de Deus pode nortear a nossa vida em uma sociedade tão fria em que estamos vivendo nesses dias. Não é facil como gostaríamos que fosse, porém temos a mão do nosso Pai constantemente conosco, guardando e curando, como diz o Salmo 139. Obrigado pelo comentário.

    See you,

    God bless you!

    Bruno Alarico

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela atenção Bruno (Agora acertei).

    Deus te abençoe e continue o inspirando.

    Sucesso para você também.

    Fique com o Pai.

    Paz.

    ResponderExcluir