terça-feira, 29 de junho de 2010

Muçulmanos planejam guerra contra cristãos


INDONÉSIA (48º) - A Agência International Christian Concern (ICC) foi informada de que em Bekasi, Indonésia, muçulmanos extremistas estão caminhando para iniciar uma guerra religiosa contra os cristãos.

Neste final de semana, durante uma conferência muçulmana com 2.000 participantes, foi feito um chamado para a formação de milícia religiosa. Nove organizações participantes se uniram para formar o Bekasi Islamic Presidium, com o objetivo de preparar as mesquitas locais para uma guerra contra a “cristianização”.

“Aparentemente [os cristãos] querem testar nossa paciência. Planejamos convidá-los para uma conversa, para saber o que realmente querem. Se a conversa falhar, significará guerra”, afirmou Murhali Barda, Secretário Geral da Frente de Defesa Islâmica de Bekasi. Murhali afirma que os cristãos estão batizando os muçulmanos, e por isso, estão querendo briga.

Fonte: Missão Portas Abertas
http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=6332

sábado, 26 de junho de 2010

Uni, Duni, Tê... com a Bíblia?


Esse pequeno diálogo contado pelo irmão André da Portas Abertas em uma entrevista, nos faz refletir em como o nosso relacionamento com a Palavra de Deus tem sido substituído por livros, pregações, e até mesmo pelo aconselhamento de irmãos. Nós claramente precisamos destas coisas em nossa caminhada, mas não ao ponto de negligenciarmos a leitura da Bíblia!


"Numa certa cidade holandesa um pequeno garoto achou a Bíblia encostada no fundo do armário toda empoeirada. O pequenino trouxe o livro até os pais e perguntou: Mamãe, isso é o livro de Deus de que a senhora falou? A mãe respondeu: É sim filho. Então o menino disse: Porque nós não devolvemos para ele, já que não usamos!"



Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmo 1.2


God Bless you!

Irmão Bruno

sábado, 19 de junho de 2010

Vizinhos, ter ou não ter... eis a questão!


O título é engraçado, eu confesso. Mas quem nunca teve uma confusãozinha, ou um desentendimentozinho (com o perdão do vocabulário). O “inho” foi colocado de propósito, por geralmente não passar de uma leve picuinha. Aproveitando o vocabulário meio singular deixe mostrar-lhe o sinônimo da palavra vizinho que eu encontrei nos dicionários por aí; Vizinho quer dizer limítrofe, ou análogo... Tudo bem vai! Também quer dizer: aquele que está próximo, ou semelhante. Essa relação embora às vezes conturbada, tem um valor inestimável para nossa formação como pessoa e inclusão na sociedade.


Quem nunca teve um vizinho melhor amigo; aquele que agente pode contar segredos, jogar botão até tarde da noite, trocar figurinhas, viver as perdas e também chorar junto... Na fase adulta as coisas são mais enredadas, não se conversa tanto, não se convida tanto pra tomar aquele café. Mas há quem ainda preze por manter um bom relacionamento com sua vizinhança. Eu sou um deles, e apesar de esses anos todos ter tido todo tipo de vizinhos, me considero uma pessoa de sorte.

Vejo muito de tudo isso que eu escrevi em meu dia a dia. Essa relação de amor e ódio entre vizinhos. Meus vizinhos de frente são uma verdadeira comédia. Um deles possui uma quantidade um tanto quando exagerada de lindos cachorrinhos que por sinal possuem um enorme fôlego para latir. O detalhe é que eles fazem isso tarde da noite e de manhãzinha. rsss.... Você já sabe o final da história? Não? Em plena uma hora da matina o outro camarada solta seus belos gritos de "cala boca cachorrada!"; acordando todo mundo. Só dando risada mesmo. Mas tudo para por aí. Durante o dia um sorri para o outro como se estivesse tudo bem.

Apesar de tudo, os vizinhos, são além dos cachorros, das contas e da sogra instrumentos de Deus para nossa vida e crescimento espiritual! A bíblia possui alguns vizinhos famosos: 2Reis 4, Lucas 1, João 9...

Por falar nisso, seu vizinho conhece o evangelho, você já orou por seu vizinho hoje? Atualmente, nessa correria do dia a dia, agente mal fala com os parentes quem dirá com o carinha lá da frente. Pare um instante, converse... ore por ele. Faça como nossas avós: "Fulano você tem um bucadim de açúcar pra me emprestar?"


God bless you
Bruno Alarico

sábado, 12 de junho de 2010

Arca de Noé. Uma prova de que Deus se importa


Estive lendo sobre Noé (Genesis 6). É impressionante como a palavra de Deus se renova em nossas mentes. Eu tenho ouvido sobre Noé desde o jardim da infância, sempre ouvindo de sua fé inabalável e confiança em tempo de completa apostasia por parte do povo! Gostaria de ter mais tempo para escrever sobre esses homens memoráveis. Noé um homem de idade já avançada é chamado por Deus para uma missão desafiadora: construir uma arca com altura equivalente a uma casa de três andares, e com 180 metros de comprimento em uma época em que até então nenhum projeto desse porte havia sido empreendido. Mas o principal e talvez o menos comentado foi o de pregador do arrependimento entre seu povo. A Bíblia o chama de "pregoeiro da justiça".

Deus usou Noé para pregar arrependimento por mais de cem longos anos, deixando um memorial à vista para chamar a atenção das pessoas. Imagine ter uma enorme barcaça no quintal do vizinho, ou na praçinha onde seu filho brinca? Há uma expressão nas escrituras sobre isso: "Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa." Habacuque 2.2 

Assim como Habacuque Noé usou sua arca para exortar as pessoas a voltar para o caminho de seu Criador e ainda que não o ouvissem veriam seu barco. Apesar de o povo não ter dado ouvidos à Palavra de Deus, a história de Noé é uma prova de que Deus se importa com a humanidade. E nosso amigo engenheiro de cabelos brancos nos ensina o caminho da obediência e do serviço!

"Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus." Gn 6.9

God bless you!

Irmão Bruno

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Se minha jumenta falasse

Talvez, se os animais falassem, eles pudessem nos impedir de andar fora dos propósitos do Senhor como uma jumenta fez com o profeta Balaão. Enquanto o profeta Balaão se afastava da vontade do Senhor, sua jumenta permanecia fiel, mostrando ser mais obediente a Deus do que ele.

Balaão, o profeta, é quem devia ter as visões espirituais, mas é sua jumenta que enxerga o mundo espiritual. É ela que vê o poderoso anjo em missão nada amigável. Por ter perdido o temor do Senhor ele se tornou insensato, a ponto de conversar com um animal como se fosse o Dr. Dolittle, ouvindo, argumentando, fazendo ameaças.

A jumenta precisou falar para que ele entendesse a sua burrice - com todo respeito aos animais. Este animal foi um verdadeiro herói: impediu a morte do seu dono, e ensinou a ele o que é fidelidade. Aprendemos dele que há pessoas tão insensatas que sequer merecem os animais que possuem.

Balaão pensava estar com a razão, e descarregava sua fúria no pobre animal. É fácil se irar e cometer injustiças com aquele que nos é fiel, sendo nós a causa do problema.

Quem nesta história bíblica parece ser o animal irracional? Na verdade, o homem desobediente a Deus é mais irracional do que um animal, porque toda a natureza, em especial os animais, embora não tenham sido criados à imagem e semelhança de Deus como o homem, obedecem as suas ordens sem questionar.

Antes do dilúvio Deus enviou um casal de cada espécie até a arca, mansamente, e eles foram (Gn 7:15-16). Corvos foram enviados por Deus para alimentar o profeta Elias na época de uma grande seca (1 Reis 17:4-6). Um feroz e faminto leão teve de se controlar para não devorar o profeta Daniel, pois sua obediência a Deus era maior do que o seu instinto selvagem (Dn 6:16-24).

E quem foi enviado para salvar o desobediente profeta que foi lançado ao mar? Um grande peixe (Jn 1:15-17). E para trazer os recursos que Jesus precisava para pagar impostos? Um peixe (Mt 17:27). E quem foi usado para despertar a consciência de Pedro enquanto ele negava seu Senhor? Um galo (Lc 22:60-62).

Na verdade, não só os animais, mas, "até os ventos e o mar lhe obedecem" (Mt 8:27). Como recompensa a esta obediência, Deus cuida de cada um deles: alimentando, protegendo (Mt 6:26; Lc 12:6).

Não deveríamos aprender com a natureza e com os animais o que significa obedecer a Deus? Deus vai precisar usar um animal para nos ensinar a obedecer? Os mais estúpidos animais conhecem o seu dono (Is 1:3), você conhece o seu Deus? Quem tem sido mais fiel e temente a Deus, você, ou seu animal de estimação?

Deus cuida e protege os animais porque estes lhe obedecem. Porque Deus deveria cuidar de você? Porque deveria te proteger?

Precisamos aprender com os jumentos, galos, formigas, o que significa ser fiel e obediente ao Senhor. Então, não seja uma toupeira: obedeça ao Senhor, mas não seja uma tartaruga nessa obediência. Corra como a corça ou como a lebre para a presença de Deus, voe como águia para os seus braços. Seja manso como a pomba, prudente como a serpente, puro como o cordeiro. Seja ovelha do pastor Jesus, não um lobo vestido de ovelha em meio ao rebanho.

O jumento que Jesus montou teve prazer em carregá-lo, o de Balaão, não. O jumento que Jesus montou não precisou falar, pois estava sendo guiado no caminho correto, por alguém que era temente a Deus, um verdadeiro profeta.

Você vai precisar esperar o seu animal falar para começar a obedecer a Deus? Vai esperar o galo cantar para não mais negar a Jesus o Leão da tribo de Judá?

Por Jair Souza Leal


Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.br

De perseguidor a perseguido

De perseguidor a perseguido




Samad e sua família

BANGLADESH (45º) - Abdus Samad reúne os jovens de seu vilarejo em Nilphamari, norte de Bangladesh. Furioso, Samad fala: “Um cristão está vindo para cá, para converter as pessoas. Não podemos permitir que ele faça isso! Colham o máximo de varas de bambu que puderem. Vamos usá-los como armas”, ele disse.

O tal dia chegou. Quando Samad soube onde o cristão estava, ele correu até e ficou surpreso ao ver seu tio e seu sobrinho entre a multidão. “Por que eles estão mergulhando na água?”, questionou ele.

A cena deveria ter enfurecido Samad. No entanto, ele ficou curioso. Ele queria saber por que as pessoas estavam mergulhando e sobre o que o cristianismo falava. Enquanto Samad pensava, seu tio veio em sua direção para cumprimentá-lo. Eles conversaram sobre Samad conhecer o cristão, que era pastor.

Samad concordou. Ele esperou até que a cerimônia acabasse. Quando se aproximou, os cristãos – que pensaram que Samad iria machucar o pastor – o barraram.

“Ele não pode ver você agora. Está descansando”, disseram. “Mas eu só queria conversar com ele sobre o cristianismo e sobre esses mergulhos”, respondeu Samad.

De outra sala, o pastor ouviu a conversa e advertiu as pessoas a deixar Samad entrar. Depois de se cumprimentarem, Samad despejou suas dúvidas, enquanto o pastor respondia a cada uma delas com muita calma. A ausência de medo nos olhos do pastor impressionou muito os muçulmanos.

Após sua conversa com o pastor, Samad ficou pensando muito. O cristão disse que Jesus era o único caminho para o céu. “Eu tenho apenas que crer e aceitá-lo como meu Salvador?”, Samad pensou. Ele estava confuso por que o cristianismo parecia muito fácil. Mas o pastor falava com confiança e convicção.

O pastor não tinha medo de Samad, que havia planejado agredi-lo com bambus alguns dias antes. Em seu coração, Samad queria saber o que o cristão possuía, e se decidiu em seu próximo passo: “Quero mergulhar na água também”.

Samad fez uma oração de salvação e foi batizado em 2007. Antes de perceber, Samad estava mergulhando nas profundas águas da perseguição também. As notícias sobre sua conversão se espalharam em todo o vilarejo, e o líder muçulmano local foi o primeiro a pressionar Samad a voltar para o islamismo – e com dinheiro.

O ex-muçulmano foi excluído da sociedade. Seu negócio foi fechado, e sua família começou a passar fome. Durante uma reunião no vilarejo para decidir o futuro de Samad, um dos líderes questionaram se ele recebia dinheiro de homens brancos. Samad respondeu: “Não. Eu só recebi a vida eterna através de Jesus Cristo. É por causa disso que eu me tornei cristão”.

Quando Samad percebeu que o líder do vilarejo estava ouvindo, ele começou a repetir tudo o que ouvira do pastor, sem saber que estava citando a Bíblia. Ele não tinha lido a Palavra, pois não sabia.

Depois da reunião, Samad pode abrir seu negócio novamente. “Contanto que você não converta as pessoas ao cristianismo”, alertou o líder. Quando tudo se acalmou para Samad, ele ficou mais firme em sua caminhada com Cristo e entrou para uma igreja no vilarejo.

“Os clientes começaram a voltar. Finalmente há paz em nossa casa. Minha esposa cozinha para meu restaurante. Quando juntar mais dinheiro, vou expandir meu negócio e contratar dois ou três funcionários, para que minha esposa possa passar mais tempo com as crianças.

Samad é um dos beneficiários do projeto de microcrédito da Portas Abertas. Ele também participou das aulas de alfabetização da Portas Abertas em 2009, e agora consegue ler a Bíblia e cantar com o hinário.


Tradução: Missão Portas Abertas


Fonte: Portas Abertas

O número ao lado do país indica a sua posição na classificação de países

por perseguição

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A sinceridade é recompensada!


Lucas


"9.17 E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo;
9.18 e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.
9.19 Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.
9.20 E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando.
9.21 Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu;
9.22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
9.23 Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.
9.24 E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
9.25 Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
9.26 E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu.
9.27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou."

Lá pelas tantas da noite, e já exausto do dia de trabalho e de faculdade, estava eu orando, quer dizer, mais dormindo do que orando, quando comecei por acaso a leitura desse trecho bíblico. Até então minha oração não estava lá muito inspirada. Claro, ja ia me esquecendo, estava pedindo, pedindo, pedindo...
O versículo em destaque me chamou a atenção para aquele Pai, que em um louvavel ato de sinceridade declarou: "eu tenho falta de fé!". E você está disposto a ser sincero com o Senhor? Está disposto a pedir ajuda quando se ver não crendo mais nas promessas e no cuidado de Deus. Sua sinceridade foi recompensada e apesar der não ter uma fé bem firmada aquele humilde camponês não escondeu seu coração do Senhor. Ele se revelou sem reservas. Note que ele disse"eu tenho falta de fé...me ajude!" Foi nessa hora que eu disse para Deus que estava com sono e sem nenhuma vontade de orar. A partir daí, eu comecei a orar de verdade e experimentei o descanso de Jesus em meu coração.

Leve isso para o seu dia a dia,

Achegue-se a Deus com sinceridade, e ele não se envergonhará de você!

Graça e Paz!