quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mãos à obra!



Estava assistindo um documentário sobre o Tsunami esses dias. Algo inesperado, que parou o mundo e marcou todo um país com luto, por milhares de pessoas ceifadas pela grande onda. Os estragos foram sem precedentes. De parentes perdidos a uma perigosa crise atômica. Tudo estava acontecendo. O caos!


Afinal que povo sobreviveria a esse desastre? O Japão sobreviveu! O final do documentário, para minha surpresa mostrou um Japão ressurgindo. As cidades de Rikuzentakata, Ibaraki e Sendai, quase não apresentavam sinais de que uma tragédia dessa proporção acontecera há apenas alguns meses. Talvez, apenas na memória dos Japoneses a realidade era outra. Podia-se ver nos seus olhos, parte da dor que ainda estavam sentindo. Mas eles seguiam e seguem superando. 
Superar é ultrapassar os próprios limites. É ir além dos obstáculos.


Como povo de Deus, precisamos aprender com os japoneses. Por vezes em nossa vida, ondas gigantes e com um poder destrutivo enorme, vêm contra nós. Derrubam-nos abruptamente. Por fim, quando conseguimos erguer novamente os olhos, tudo o que conseguimos ver são destroços, dor, confusão. etc. Ai nós paramos! O trauma e a falta de compreensão do "porque" tudo isso está acontecendo, tomam conta de nós e nos fazem retroceder. Afinal, por quê? Acredito que depois da "grande onda" todos precisamos de um tempo para estar a sós com Deus. Quando descobrimos ou estamos em luta contra uma doença, quando caímos em pecado, ou vemos nosso irmão cair. Quando a falência é inevitável e as dívidas se acumulam. Quanto algo que não entendemos acontece. Sendo assim, refletir, orar e buscar cura durante um tempo é fundamental.


Mas precisamos reconstruir. Deus quer que reconstruamos. O grande triunfo do Evangelho, não é somente fazer com que tenhamos a capacidade de passar pelas lutas, mas de continuar firme após elas. Seguir em frente com um coração limpo, sem traumas e medos é o que conta. A bíblia diz: 


"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."  (Fl 3.13)

Jesus quer e pode curar sua dor. Ele irá esclarecer seus questionamentos. Ao seu tempo ele o fará. Não se concentre em entender tudo. Concentre-se em reconstruir. Pessoas dependem da sua vida, e da sua fé. 


Jesus não impõe dificuldades. Porém, constantemente Deus usa as dificuldades para nos tornar crentes profundos e não decepcionados; pessoas que valorizam a vida e não que a desprezam. 


Levante-se e pegue o primeiro tijolo. Saia de casa; vá ao banco e tente negociar a dívida; ore por seus sentimentos; ligue para sua esposa; saia em busca de emprego. 


Tijolo após tijolo, faça sua nova casa, porque a bíblia diz: 

"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ageu 2.9)

Paz e graça!

Irmão Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário