quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.



Deus fala conosco de diversas formas. Como eu sempre digo, "Sua caixa de ferramentas é muito farta". De uns anos para cá, Ele tem usado uma dessas ferramentas de uma forma muito particular para falar comigo. As pregações do pr. Jayme de Amorim! 
Durante todos esses anos sempre ouvi o pr. Jayme dizer: "Depois de uma grande luta, sempre há uma grande vitória!"
Tenho ouvido essa frase em quase todas as suas pregações, e estive pensando nisso esses dias. 
Quem nunca passou, ou não está passando por problemas. Quem nunca pensou: "Estava confiante. Recebi uma palavra de Jesus. Ele falou comigo e, disse para eu não temer, mas parece que a coisa está indo de mal a pior!..."
É por isso que estou escrevendo. Meu querido leitor, você não é exclusividade. Não está sozinho. Por vezes (e não são poucas) me pego fazendo esses mesmos questionamentos. 
Aqui vai uma boa vitamina que recebi de Deus esses dias.

"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,
E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal."
(Mc 5.22-34)

Algumas coisas acontecem durante o nosso caminho em direção ao milagre que nós não vemos ou, pelo menos, não do ponto de vista de Deus.
Jairo foi a Jesus porque sua única filha estava gravemente doente. Nós fazemos o mesmo. Que pai não o faria?
Talvez o seu problema seja mais simples. Ou mais complicado. O fato, é que devemos ir ao Senhor!
A gravidade do caso fazia com que Jairo se apressasse. Imagine um familiar muito amado precisando de uma intervenção médica urgente, e cabe a você chamar o doutor! Certamente, você não vai convidá-lo para tomar um café antes do atendimento! 
Às vezes a pressa pode ser nossa inimiga. No desespero para resolver os problemas podemos ir sem a direção de Deus. Vamos despreparados para enfrentar um inimigo que não conhecemos. Precisamos nos fortalecer. O problema, do ponto de vista de Deus, não é o nosso inimigo. Deus não se intimida diante de satanás. Deus está preocupado em, como nós estamos para enfrentar esse inimigo!
Voltemos à companhia de Jairo. Algo acontece no meio do caminho e, ele é aparentemente deixado de lado virando apenas um espectador de um grande milagre. Uma mulher é curada instantaneamente de uma feroz hemorragia de doze anos após tocar em Jesus.
Todos param. Louvam a Deus pelo milagre.
Jairo apenas espera. Às vezes temos de esperar. Coisas menos importantes para nós acontecem no meio do caminho.
Jesus sabia que horas depois, Jairo receberia a notícia de que sua filha havia morrido. Ele precisava estar pronto!  Sua fé deveria estar alicerçada.
Quantas vezes queremos algo de Deus e, nós mesmos não cremos de todo o coração. Temos ressalvas.
Tudo estava acontecendo. O povo adorando a Deus, os discípulos espantados, e a mulher curada. Porém, Jesus não havia se esquecido de Lázaro. E não se esqueceu de você. Os momentos de espera podem ser extremamente prazerosos. Enquanto seu milagre não chega, exercite sua fé. Olhe ao redor e veja os sinais do favor de Deus. Aproveite para se fortalecer no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10).

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.
E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.
E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
(Mc 5:35-42)

No Salmo 30.5, há uma das frases mais famosas da Bíblia. “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã...” É um daqueles versículos de cabeceira, que não nos esquecemos. A vida é assim! Uma hora, estamos tranqüilos e em outra, nos vemos em um problema aparentemente insolúvel. Aconteceu com Jairo. A má notícia que sua filha estava morta deveria tê-lo paralisado! Mas não foi o que aconteceu. Jairo conseguiu reunir forças e com fé ouviu o conselho de Jesus: “... não temas!”
Hoje, depois de várias tentativas de entender por que Deus demorou tanto para resgatar Israel do Egito e, dar a eles a terra prometida, compreendo o Seu plano. Durante as 10 pragas, a abertura do Mar Vermelho, o maná, etc., Deus estava alicerçando seu povo para as grandes guerras e tentações que eles enfrentariam durante a tomada de Canaã e, durante seu estabelecimento como nação escolhida.
O mesmo acontece conosco. Algumas vezes, quando nos levantamos em nome de Jesus para enfrentarmos o diabo, parece que nosso inimigo cresce. Parece que a luta se torna pior. Mas não se engane, porque Deus está agindo.
Jesus então, fala algo para Jairo, que soa no mínimo engraçado para as pessoas que estavam com ele: “... A menina não está morta, mas dorme.”
A Bíblia diz que devemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós (Tg 4.7). Resistir é lutar contra as evidências. É crer mais na Palavra de Deus, do que naquilo que se vê!
Nunca duvide da credibilidade da Palavra de Deus, por mais improvável que ela possa ser (Is 55.10,11).
Durante uma de minhas pesquisas para estudo bíblico, descobri que um dos nomes pelo qual Deus se chama é El Shadai. Significa: “Deus todo poderoso”. Poderoso para criar uma vida. Poderoso para curar uma depressão, um câncer, ou qualquer outra doença. Poderoso para perdoar e dar dignidade. Todo poderoso!
“Talita cumi!” Foi o bastante! Jesus pronunciou apenas duas palavras e a filha de Jairo ressuscitou! Deus age assim. Quando a hora chega, Seu milagre acontece em nossas vidas. Somos transformados e curados.
Escrevi sobre a história de Jairo porque quero encorajá-lo a continuar crendo e confiando. Porque o que aconteceu com ele, também acontece conosco. Freqüentemente precisamos de força e, esperando nos homens, encontramos apenas risos e, más notícias. Mas o final dessa história nos ensina que embora nem sempre possamos ver ou entender o plano de Deus, ele continua operando.
Nunca desista do seu milagre!

Paz e graça!

Irmão Bruno


3 comentários:

  1. MUito bom o texto!!Alguns anos atrás ouvi uma frase e que nunca esqueci que diz: Deus tem a sua vontade e um TEMPO e os apresados não se encaixam nele.Precisamos aprender que o tempo dele não é o nosso.

    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Paz irmã Irismar! É verdade. Deus está agindo. Que durante o nosso dia a dia, essa frase não saia de nossos lábios. Jó dizia: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25."

    Obrigado pela visita!
    Um ótimo mês de fevereiro!

    ResponderExcluir
  3. OI bruno passando para te desejar um bom dia!!!Como vc esta? Espero que bem.

    Abraço

    ResponderExcluir