quarta-feira, 31 de março de 2010

Será que Deus me abandonou?


Quem já não teve uma grande decepção? Qual mortal não ficou doente ou sofreu a perda de uma pessoa amada? De fato, o sofrimento envolve a existência humana como a água aos peixes. As vezes ele cai sobre nós, sem avisar, avassalador, implacável, até que Deus conceda o livramento.

E depois que o furacão passa por nossas vidas deixando tudo fora do lugar temos a tendência de perguntar: “Por que Ele não me livrou antes?”.

Primeiro Lugar


Deus usa as tribulações para ensinar preciosas lições a Seus filhos. É assim que Deus opera. Antes Deus fica conosco no meio da tribulação. Depois Ele nos tira dela.

A prisão foi para José a estrada para o trono. Se José não tivesse sido prisioneiro nunca teria sido governador do Egito. A cadeia de ferro que prendeu seus pés antecipou a cadeia de ouro que foi colocada mais tarde em volta do seu pescoço.

Segundo Lugar


Porque Deus forja na fornalha ardente da tribulação as coroas de ouro para galardoar seus servos. II Co. 4.17 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.”

Desenvolvimento

Quando passarmos por uma grande provação, não a encaremos como derrota, lembremos que em todos os lugares difíceis que Deus nos leva, Ele está criando oportunidades para exercitarmos a nossa fé, de tal forma que ela produza resultados positivos e glorifique o Seu nome. Deus não vê as provações como dificuldades, mas como oportunidades.

O sofrimento é o arado de Deus, que revolve as profundezas da alma para produzir a mais abundante colheita.

O caráter cristão dos que se entregam a Deus é forjado em meio ao sofrimento. Paulo, escreveu várias epístolas enquanto estava na prisão. Homero, o célebre poeta dos gregos era cego! John Bunyan escreveu o incomparável “O Peregrino” encarcerado na velha prisão de Bedford, na Inglaterra.

As dificuldades nos são enviadas para revelar-nos o que Deus pode fazer em resposta à fé que ora e trabalha.

As mais belas flores crescem nas regiões isoladas das grandes montanhas; as pedras preciosas mais fantásticas passaram mais tempo na roda do lapidário. As estátuas mais famosas sofreram os maiores golpes de cinzel do escultor.

Consideremos o exemplo do jovem Davi. Pela fé ele venceu um leão e um urso, e depois derrubou o poderoso Golias. Quando o leão atacou as ovelhas, Deus proporcionou a Davi uma oportunidade de exercitar a sua fé nEle. O leão era uma oportunidade disfarçada de dificuldade. De fato, toda dificuldade visualizada de maneira correta se torna em uma nova oportunidade de Deus para o nosso crescimento espiritual.

Conclusão

Fiquemos firmes nas promessas de Deus até que Ele venha ao nosso encontro. Ele sempre caminha pela estrada de Suas promessas.

Lutero dizia que “o verdadeiro crente crucificará a pergunta: “Por quê? Ele obedecerá sem perguntar.” A pergunta correta a ser feita é: “Para quê?”. Qual propósito tem Deus nesta provação? O que Ele quer me ensinar?

Mesmo quando sofremos não devemos dar lugar ao desânimo. Ele é uma cilada sutil do inimigo. O desânimo abate e murcha o coração e o incapacita de acolher a graça necessária para suportar silenciosamente o sofrimento. Ele exagera o tamanho das dificuldades e o nosso fardo parece pesado demais para ser carregado.

Certa vez alguém muito sabiamente pronunciou as seguintes palavras: “Não me importo se as coisas não vão muito bem enquanto caminho, pois estou indo para o lar celestial. O que pode acontecer é eu chegar lá bem cansado e ferido, mas a intensa alegria da acolhida me fará esquecer para sempre das dificuldades e sofrimentos da jornada”.

24 comentários:

  1. Obrigada por ter postado essa palavra!
    Ela falou mto ao meu coração, e sem dúvidas ficou guardada dentro de mim e darei frutos dela.

    Encontrei ela no momento que estava precisando!

    Deus te abencoe!!

    ResponderExcluir
  2. Olá .♥. SybilIsabel .♥. , graça e paz!
    Como é bom ter o Senhor como timoneiro do nosso barco não é mesmo? Por isso nós nunca naufragaremos, não importa o tamanho das ondas...

    Volte sempre!

    God bless you!

    Irmão Bruno

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADA, A PALAVRA VEIO NA HORA CERTA
    AMEM.

    ResponderExcluir
  4. AGRADEÇO PELAS PALAVRAS!

    PROCURAVA UM CONSOLO PARA O MEU SOFRIMENTO.
    TENHO ENFRENTADO MOMENTOS TURBULENTOS, EM VÁRIOS ASPECTOS: AMOROSO, PROFISSIONAL E AFETIVO. SENTINDO O ABANDONO DE DEUS.
    OBRIGADA POR ME DAR MOTIVAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Oi passei uma grande decepição, e não entendo como pedi tanto a deus para me ajudar , rezei tanto implorei e supliquei taqnto , todos os dias e noites e não obtive a resposta desejada, fiquei revoltada com o disfecho da tal situação , reclamei e ate briguei com deus, contestei a bondade dele e a misericordia doque valeu eu rezar e pedi se ele não pode me atender entao rezar pra que pedi a quem e pior to muito angustiada e qualse não tenho fé nem esperança cade meu deus que não ouvi as minhas suplicas que não atende meu chamado porque me abandonou porque tomou de mim oque eu mais amava si era pra tomar porque foi que deu//?? to arazada ... deus escutai a minha prese vç diz que e pai e nao padrasto me atenda

    ResponderExcluir
  6. Zilda, paz e graça!
    Obrigado por partilhar!
    Não sei exatamente pelo que você está passando, mas saiba que o Senhor Jesus não a abandonou, fato é que falou com você através deste artigo. Por vezes em meio as tempestades tendemos a perder o Senhor de vista. Isso aconteceu com os discípulos (Marcos 6.49). Nosso Pai, não pode negar sua palavra. Ele prometeu nunca nos deixar só! (Marcos 28.20). Nenhum de nós somos donos da verdade e as vezes nos falta explicações, mas uma coisa é certa: Deus está presente. Seja lá o que for que aconteceu a você e a intenssidade da sua dor, considere algo: O homem pode não compreeder, mas Deus sabe exatamente como você se sente. Permita-lhe cura-la como um Pai a um filho que ama; confie no Seu tempo
    Estarei orando por você. Para seu fortalecimento deixe-me sugerir-lhe algo; leia a história de José em Genesis cap. 37 ao cap. 42. Vai ajudar!

    Ótima semana!

    Irmão Bruno!

    ResponderExcluir
  7. hoje to sofrendo muito,financeiramente ,amorosamente,quem eu sempre quis,e fiquei do lado,hoje me desespresa,e trata as pessoas que nunca deram força melhor do que eu,to vivendo em meio e duvidas,angustia e decepção....tenho uma filhinha,e tudo que queria e quero e ficar com ela ,dar um lar e viver bem,com seus avós,e o pai dela...mas ta acontecendo tudo ao contrario,meu sonho de ajudar minha familia foi pro beleleu,e hoje minha meus pais tem angustia,por eu ter filho cedo e ta me separando...o pior de tudo,e o que sinto pelo pai de minha filha,um amor louco,que não consigo esquecer e apagar da memoria...já perdoei traição,apanhar,tudo...e hoje vivo esesprezada,vendo ele sair toda noite pra namorar...então chego a chorar desesperada,e pergunto,porque deus me abandonou???porque conheci essa pessoa que me faz sofrer???porque não foi tudo diferente??o que eu faço agora???amo minha mãe e to com muita saudade dela....e deus???pra onde vou??o que ta acontecendo..minha fé é pouca??ou não sei orar corretamente???o que vcs me falam??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por vc, oro para que Deus tenha piedade, vc disse que sempre esteve do lado do seu marido e mesmo assim ele te trai e bate, pelo que entendi vc mora com os pais dele e com ele e deseja carinho, afeto, amor, paciência, compreensão. Eu também tenho sofrido muito, conheci uma moça na igreja do véu que me fez acreditar que me amava, trabalhei como louco para pagar minhas dívidas e poder dar a vida que ela exigia mas nunca consegui, pedi tantas vezes para a gente casar e ela vir morar na minha casa até a gente conseguir sair das dívidas, me esforcei tanto para cumprir a ordem de Cristo de que temos que ter cuidado dos nossos para não ser pior que o infiel, eu também nunca escondi a minha doença dela, é autoimune, sem cura e pode me causar um condição pior que a morte. Ela me ligou para me humilhar e dizer que sairia com outro homem, me humilhou no telefone por mais de duas horas, mesmo assim a tratei com todo amor e doçura deste mundo como sempre fiz, neste dia sangrei tanto pelo nervosismo que passei muito mal, eu a perdoei, continuei trabalhando como louco mas ela me chutou, esta com outro agora da mesma igreja e me sinto humilhado, todo mundo na igreja sabe do acontecido e eu é que não tenho humildade. Meu problema piorou 4 vezes neste ano, o médico me deu um remédio muito forte então decidi abandonar o controle com remédios, tenho trabalhado por conta em casa porque fui demitido depois disto, tenho trabalhado cerca de 20 horas por dia no último ano, de segunda à segunda, tentando me afogar no trabalho mas choro o dia inteiro enquanto trabalho, tenho acordado entre 7 e 8 da manhã e somente consigo dormir bem depois das 4 da manhã, muitas vezes depois das 6 e alguns dias da semana passo em claro, choro a noite toda, não tenho paz, não tenho alegria, não tenho dignidade, ela destruiu a minha vida, mas também preciso esquecer, embora mesmo que ela fosse livre a racionalidade não me permitiria voltar com ela, me sinto mal, penso em me matar todo o tempo, também acho que Deus se esqueceu de mim.
      Rejeitei tantas moças que se ofereceram neste meio tempo para mim, uma chegou a abrir a calça no escritório me oferecendo sexo, rejeitei por amor à Deus e amor à que era minha noiva. O meu maior desejo é que minha família tenha segurança financeira e que Deus me mate rápido, a minha morte é o meu sonho desde então.

      Excluir
    2. antes das 04 não durmo nem bem nem mal , passo acordado, bem depois das 04 durmo muito mal e pouco, Deus tenha piedade de mim e me mate .

      Excluir
  8. Cara amiga. Obrigado por partilhar!
    Agradeço a Deus por ter a oportunidade de ser um instrumento Dele para abençõar sua vida. Lendo seu breve depoimento, me veio a mente a história de um homem chamado Jabes. Você já ouviu falar dele? (Leia 2Crônicas 4.9-10) Jabes viveu a muito tempo, nos dias dos reis do Antigo Testamento. Pra começar, seu nome quer dizer "Nascido de dores e sofrimento". Não sei qual é seu nome mas certamente não chega nem perto; rsss. Jabes cresceu em meio a muitos irmãos (algo comum naquela época), seu nome o incomodava. Algo havia acontecido durante ou na época de seu nascimento de muito ruim que o fazia ser indesejado e desprezado. Por vezes isso acontece conosco. As dores vem sobre nossa vida e tentam impor seu sofrimento a nós. Mas aprendemos com Jabes que nós somos os autores da nossa própria história. Temos duas opções: "ou desistimos e não viveremos tudo aquilo que Deus preparou para nós, ou continuamos e lutamos como Jabez fez". O fato de crermos em Deus não nos faz imunes aos problemas, mas fortes para os vencermos. Leia por si mesma a história de Jabes e você verá que é certo o ditado que diz: "Faça do limão, uma limonada!" Não desista! Busque a Deus em oração e peça ajuda a um cristão verdadeiro para orar com você. Leia a bíblia e adquira o hábito de ouvir a Palavra de Deus. Sua filha precisa de você. Deus precisa de você. Seja uma "Jabez" de hoje!
    Estarei orando,
    Paz e graça!

    Irmão Bruno

    ResponderExcluir
  9. sei que Deus nunca nos abandana, mais quero dizer nesse momento que nao aguento mais, tanta dor e sofrimento nessa minha vida tenho uma vida aparentemente bem, mais sou uma burra nao faço nada direito se sofro a cupa é minha. mas se escrevo hoje é na intençao de aliviar meu sofrimento, mais no meio atanta agonia so me resta Jesus. sei que so ele pode me ajudar, nao vou perder a fé. mais nao aguento mais.

    ResponderExcluir
  10. Palavras bonitas mas sem sentido real, um Deus que nos ama e nos deixa sofrer apenas para mostrar que é bom...é contraditório...é como se eu desse chibatadas no meu filho e depois dissesse "tá vendo como eu gosto de você, supere isso e será mais feliz agora". Ando triste com certos acontecimentos e pedi muito a ajuda de Deus e o que eu consegui? nada...cada vez mais acredito que o cristianismo é apenas um mito...

    ResponderExcluir
  11. Deus é maravilhoso e sempre nós da uma segunda chance. Creio que ele está me dando uma!

    ResponderExcluir
  12. Eu também não concordo que existe um Deus que nos coloca a prova. Como pode um pai que conhece nosso coração mais do que nos mesmos, nos colocar a prova? nos deixar em momentos em que estamos querendo nos aproximar dele seja em orações, súplicas e promessas? Não consigo entender a maneira que Deus nos vê e conduz nossa vida. Tem gente que é tão ruim e consegue passar por cima de todo mundo e ser feliz e outros que só pensam em fazer o bem e só tem sofrimento?! Estou muito triste. Cansada de suplicar, chorar, ajoelhar, me humilhar... Pedia tanto para Deus me livrar de outro assalto e fui atacada na mesma rua e no mesmo lugar como há cinco anos atrás. Ou seja, o raio caiu duas vezes no mesmo lugar e esse lugar foi na minha cabeça, ferindo meu coração, trazendo decepções, pois meu psicológico esta abalado em meio a tantas coisas estranhas acontecendo na minha vida. Minha vida não é mais a mesma. Parece que pedi um pão e recebi uma pedra. Sei que blasfêmia não é algo bom aos olhos de Deus, mas meu coração esta inundado de mágoas, decepçoes, falta de esperança, e até mesmo a fé. Na verdade acho que minha fé não é o sulficiente para Deus. Preciso esvaziar meu coração...

    ResponderExcluir
  13. Deus tem sido tão bom para mim, e para toda a minha família.
    Hoje pela sua infinita bondade não preciso pagar mais aluguel,
    o Senhor a cada dia tem me abençoado e feito a minha família prosperar. Todos os meus sonhos o Senhor tem realizado. Mas hoje eu estou triste porque há 5 dias eu realizei um concurso público Estadual, acreditem se quiser, faltou uma questão para mim ser aprovada. Vcs não imaginam o quanto eu estudei, o quanto eu orei, levantava as madrugadas, consagrei para que Deus me desse esta vitória. Porém ela não aconteceu. Por que será que Deus não me ouviu? eu sei que ele me ama, porque ele é o meu pai, E todo pai quer o melhor para o seu filho, então porque Deus não me respondeu? Não que ele tenha obrigação de me responder, Só contei para ele os meus projetos porque ainda creio que ele é o único e verdadeiro amigo com quem eu possa contar, sem me decepcionar. Mesmo com o meu coração triste. Eu amo o meu Deus, e quero procurar a cada dia entender que os sonhos dele para mim, são bem maiores que os meus.

    ResponderExcluir
  14. Hoje estou muito triste sei que o desanimo e a pior coisa como dito acima,mais qeria tanto que uma coisa boa acontecesse em minha vida,pq ja faz muito tempo q nao nao sinto felicidade, faz tempo mesmo. As vzs qeria nunca ter nascido oq seria bom p mim e p minha mae pq ela me ver sempre triste assim acaba mais comigo. Espero que Deus e Jesus abençoe a minha familia e eu tambem, e tds as pessoas q sao boas d verdade.

    ResponderExcluir
  15. A cada momento que passa eu tenho um sentimento de perda e fracasso, apesar de esforçar muito. Culpo a Deus, pois ele permitiu:" até uma folha de árvore cai porque Deus permiti"; sou muito feio - orelhas enormes, bolha de gordura nos olhos, marcas de espilhas, acne,mancha na testa, calvo, olho pequeno, nariz grande, pestanhas enormes, corcundoas, braços finos, pena finas e tortas, unhas pequenas e feias, braços e peras finas, mas com barrric sinto dores nas pernas, tenho pigarro - nunca fumei- halitose, epilético. Era casado, a mulher abandanou -me, levou meu filho de 02 anos e cinco meses, as coisas que comprei. Estou revoltado com Deus. Porque permitiu isso tudo ?Desde a infancia sofro um dos meus apelidos era: O lixo.

    ResponderExcluir
  16. Bom eu não tenho muita coisa pra falar. Já faz algum tenpo que as coisas não vão bem para mim, tudo para mim e difícil, tudo vem mas com sacrifício e não dura muito. Já me fiz muitas perguntas o pq disso tudo, pq pessoas que matam, roubam, mentem e fazem o mal tem tudo que precisam e vivem bem e pessoas como eu que nem consegue fazer mal a uma mosca vive na mais completa vida de cao? Alguns dias ja passados perdi meu emprego que depois de muito tempo pedindo a Deus consegui com tanto sacrifício uma oportunidade impar que eu jurava ou pensava que seria por muito tempo. Mas não no melhor da coisa veio o destino e me deu uma rasteira.Pedi tanto a Deus para que me abençoasse e me deixasse ali pelos anos a que tinham direto mas isso não aconteceu .Hoje estou desempregado morando de favor na casa dos meus pais, triste e sem nenhuma expectativa de uma vida melhor. Tento procurar respostas tento procurar Deus, mas não encontro
    Tenho pedido perdão a ele por algo que de repente eu tenha feito mas parece que i pai quera me fazer passar por mais uma vez outra provação
    Mas estou cansado e temo desta vez não suportar a dor e me entregar de vez esperar que me leve pq aqui acho que não tenha mais nada para mim

    ResponderExcluir
  17. Ah 2 meses que eu oro, peço a Deus, nos momentos bons agradeci, e isso tudo pra que?? Pra hoje eu estar sozinha, completamente abandonada por Deus, pra ele não me atender e não me dar nem uma perspectiva de melhora, há 3 dias que a única coisa que faço é chorar, quero melhorar, mas no momento não consigo ter fé e nem acreditar que Deus tem algo melhor para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Só pastando... só pastando... haja fé....

      Excluir
  18. nunca mais piso numa igreja, pois estou no pior momento da minha vida e Deus não faz nada....cansei de promessas, promessas, promessas, profecias, contos da caroxinha, etc.......estou farto de tudo isso...Estou nos piores momentos da minha vida, já orei, já jejuei, já clamei, já pedi perdão, já sacrifiquei, já fiz votos, já fiz o que vc pensar e imaginar....Deus me deixou se fudendo e pronto...e o pior é que ele faz isso pela segunda vez já...estou desempregado a 15 meses, endividado, devendo pensão alimenticia, to com um copo americano de arroz e feijão em casa, fazendo uma refeição por dia apenas...Deus é injusto comigo...nunca mais piso numa igreja, pois pra ter uma vida desgraçada, não preciso de Deus...pra mim chega essa historia de ser crente fudido e regaçado...chega, chega..pra mim chega.....e o pior é que está escrito que ele não dá um fardo maior do que aquele que se possa carregar...se alguem quizer falar alguma coisa, fique a vontade...Deus é injusto comigo, muito injusto

    ResponderExcluir
  19. Deixa eu contar minha história pra você. Fui molestado sexualmente aos 5 anos de idade por um moleque de 17 anos asqueroso, apanhei durante todo o ensino fundamental na escola, sempre voltava com um roxo pelo corpo pra casa.No ensino médio além de sofrer bullying verbal, perdi minha mãe com câncer de pulmão, eu a vi morrer aos poucos, a vi ficar careca e da minha cama eu acordava de madrugada com os gemidos de dor ou dos soluços de choro dela pedindo uma cura. Perdi 90℅ da capacidade de visão do meu olho esquerdo e 50% do direito quando desenvolvi uma doença incurável na córnea. Quando me tornei adulto e comecei a trabalhar, sofri assédio moral em TODAS as empresas que eu já trabalhei. Recentemente, roubaram do meu pai idoso o nosso dinheiro que estávamos juntando pra tirar a escritura da nossa casa. Acordo de madrugada todos os dias com diversas dores pelo corpo e muita tosse. Quer saber mais? O bandido que me abusou está solto e mora bem perto de casa, volta e meia eu tenho que olhar aquele desgraçado e quando me vê, olha pra mim e dá um sorriso de deboche. Minha vida inteira foi uma omissão e somente injustiça, me diz o "bom" propósito de Deus nisso, onde o bandido que me fez mal ta vendendo saúde e eu com apenas 23 anos estou com sintomas de um câncer. Depois de tudo o que sofri tenho que aceitar e baixar a cabeça pra uma injustiça dessa!

    ResponderExcluir